
Sejam bem-vindos. Meu nome é Patrícia. Sou natural de Curitiba-PR e vivo em João Pessoa-PB. Sou dentista, mas a arte me acompanha desde a infância. A mudança de estado me deu a oportunidade de recomeçar profissionalmente. Antes, despertava sorrisos de forma literal. Agora, quero continuar a despertá-los, mas de uma forma mais poética.
Minhas maiores inspirações são a natureza, minhas vivências e influências culturais. As cores, as formas e as texturas, bem como todo o processo para chegar ao resultado final me fascinam. Em tempos de produção em escala, o fazer com as mãos tem o poder de acalmar meu coração e silenciar minha mente, o que me leva a um lugar de segurança e tranquilidade.
No passado, trabalhei com outros materiais, como o isopor e a resina. Mas o isopor gerava grande quantidade de resíduos sólidos que não poderiam ser reaproveitados e a resina ocasionou problemas respiratórios e alergias, mesmo com o uso de EPIs. As técnicas que utilizo atualmente são uma adaptação para continuar a fazer o que gosto, preservando minha saúde e praticando os conceitos que acredito.
Hoje, a maior parte do meu trabalho envolve a transformação de materiais que seriam descartados, pois acredito que devemos valorizar todo o potencial dos recursos que nos são oferecidos, evitando o desperdício e respeitando a natureza. Utilizo principalmente papéis e suas diferentes técnicas, em especial a papietagem e o papel machê. Eventualmente, experimentações artísticas com outras mídias e suportes também podem aparecer por aqui. Meu objetivo é reunir sentimentos, respeito e estética à arte e, assim, despertar emoções nas pessoas.
Por enquanto, todas as artes serão à pronta-entrega, visto que são confeccionadas artesanalmente e consigo fazer um número limitado de obras.
Obrigada
Patrícia Yama